(71) 99136-7115
Clínica M, especializada em Medicina Fetal e Obstetrícia

Primeiros momentos do bebê

21 de julho de 2017

Sentir os primeiros movimentos do bebê é um momento emocionante para qualquer mãe. É quando o bebê mexe que a gravidez se torna concreta para ela, mesmo que já estivesse comprovada nos exames de ultrassom. Tudo se torna mais real e a noção de que um novo ser humano está crescendo dentro de você será mais forte do que nunca, iniciando uma ligação afetiva que vai durar toda a vida.

Não sentir o bebê se mexer na barriga pode deixar muitas grávidas preocupadas. Embora os bebês comecem a se mexer ainda no primeiro trimestre da gestação, a percepção desses movimentos por parte da mãe não costuma acontecer antes da 20a semana.

Por ser uma sensação totalmente nova, que muitas vezes é confundida com gases ou cólicas, se essa é sua primeira gravidez, talvez demore um pouco mais para você perceber os movimentos do bebê. Assim, você provavelmente só sentirá os primeiros movimentos a partir da 22a semana (ou quinto mês).

Quem não é marinheira de primeira viagem e já conhece essa sensação, costuma senti-la pela primeira vez por volta de 18 semanas. De qualquer forma, para diminuir a ansiedade da gestante e verificar se o bebê está se desenvolvendo normalmente, a grávida deve consultar seu obstetra se não sentir o bebê mexer depois das 22 semanas de gestação, ou seja, depois do 5º mês de gravidez.

Para conseguir sentir o bebê, é importante que a grávida esteja relaxada. Uma boa dica é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, e prestar atenção no bebê. Mulheres acima do peso podem ter mais dificuldade para sentir o bebê mexer, porque a camada de gordura na região do abdômen dificulta a percepção.

Depois dos primeiros movimentos, que muitas grávidas descrevem como leves tremores na barriga, a sensação muda. Conforme o bebê vai crescendo, você começa a sentir empurrões e chutes, que vão ficando cada vez mais frequentes e fortes. Mas lembre-se: o bebê não mexe o tempo inteiro; como todo mundo, tem horas em que ele só quer mesmo descansar.

Top